Foi se o tempo que para fazer uma faculdade era necessário freqüentar diariamente uma universidade e acompanhar horas e horas de aulas presenciais. As faculdades à distância tornaram-se uma realidade e boa parte da estratégia dessas escolas é o uso da internet como sala de aula.
Mas nem tudo é belo nesta nova modalidade de cursos, devemos estar atentos a diversos fatores comportamentais, já que mais do que nunca seremos donos do aprendizado. Abaixo relaciono alguns pontos que considero como vantagens e desvantagens deste novo modelo de faculdade.
Este é um pensamento errôneo e demonstra desconhecimento deste modelo. Na verdade a carga horária presencial é substituída por atividades e aulas a distância, logo a carga de estudos é mesma. Na verdade é até maior para compensar o fato de não ter o professor tirando dúvidas do seu lado.
O aprendizado é uma construção que depende mais do aluno do que do professor, isto em qualquer modelo de educação. É verdade que alunos com pouca autonomia terão maior dificuldade, mas isto não é culpa da educação a distância e sim da falta de iniciativa e autonomia do próprio aluno.
Outro erro comum. A presença de um professor do seu lado não garante a qualidade do curso. O que é preciso entender aqui é que o modelo de educação a distância ainda é muito novo por aqui e se compararmos com o modelo presencial que está estabelecido a muito tempo, de fato haverá diferenças. As faculdades a distância ainda precisa amadurecer um pouco, testar novas fórmulas, entre outras coisas, tudo isso ajudará a melhorar a qualidade.
Bobagem. Primeiro que no diploma não virá especificado se seu curso foi presencial ou a distância. Segundo que a validade é a mesma para os dois modelos, visto que ambos (presencial e EAD) são reconhecidos pelo MEC.
Será? Primeiro veja a reportagem abaixo e entenda porque as faculdades a distância não são apenas moda.
O Brasil é um país continental, com diferenças geográficas enormes. Desenvolver a educação no Brasil e suprir o enorme déficit educacional, especialmente da educação superior requer um modelo rápido, barato e que consiga chegar a todas as partes do país. Acho que o modelo EAD é o único que consegue fazer isso no curto, médio e longo prazo.
A ainda inúmeros fatores que podem determinar vantagens e desvantagens das faculdades pela internet. Se você tiver experiências com faculdade pela internet, use o formulário abaixo para compartilhar conosco.
Veja abaixo alguma dúvidas comuns em relação aos cursos superiores a distância e a minha resposta essas dúvidas. Leia com atenção e verifique os links indicados.
Melhores faculdades EAD
Relação de cursos a distância
No aguardo de seu breve pronunciamento. Obrigado.
Cordialmente,
Adilson Parizi Tesoni Adilson Parizi Tesoni // São Paulo
Conselhos de quem já Fez faculdade EAD
Olá Luis,
Estou quase fazendo a matricula do curso de Gestão da Tecnologia da Informação na Unip, começa mês que vem. Mas tenho algumas dúvidas:
- Em média quanto tempo você estudava? (por semana, dia) Quantas horas?
- Pelo que li, você fez o mesmo curso (apenas mudaram de nome) é bom? Foi difícil para você passar? Como que você programou seu estudo? Quantas horas por dia, ou intercalou?
- Seria possível você me enviar o seu e-mail, ou algo do tipo para entrar em contato e esclarecer melhor essas dúvidas que tenho e outras. De acordo com pesquisas que fiz, acho que você seria a pessoa mais indica para me ajudar a esclarecer, pois tenho medo de começar e não ter tempo, não entender a matéria...ou seja, perder tempo a toa. Só não faço presencial, por questão de tempo mesmo. Trabalho, faço treinamentos, etc....Sendo assim a Unip Interativa é a única opção que se encaixa.
Se puder me ajudar agradeço.
Um abraço,
Rafael Rafael // São Paulo
O diploma é igual do curso presencial?
Melhores cursos para arrumar emprego
Cursos de tecnologia é curso superior?
estes cursos por exemplo direito e estes de
tecnologia todos são a mesma coisa ,todos
podemos dizer que tenho ensino superior
Rosângela Soares // Itápolis
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp